segunda-feira, 2 de maio de 2011

Circuito SESI-SP Etapa São José dos Campos – 01/05/2011

A prova de hoje teve bons motivos para serem comemorados. A primeira marca o aniversário da minha estréia em participações de provas de corridas de rua e foi exatamente na edição do ano passado da Corrida de Rua SESI, realizada dia 23/5/2010, que a trajetória no mundo fantástico das corridas de rua começou. Outro motivo a ser registrado é que depois de quase 30 dias, mesmo ainda em processo de recuperação da lesão por estresse (overtraining), pude me divertir e participar de uma prova em melhores condições, mesmo na companhia de uma pequena dor em alguns períodos durante a prova, ela não foi suficiente para me atrapalhar e tirar a sensação agradável e de confiança presentes neste dia.

Visando promover um reconhecimento do percurso da prova, na última sexta-feira, 29/4/2011, realizamos um treino coletivo de 5 km (que depois na última hora o percurso foi alterado pela organização e não atualizado no site) e de 10 km. Especialmente para mim, seria um excelente teste para avaliar as minhas condições físicas decorrente dos 12 dias de “hibernação” clínica e de mais uma vez ter a oportunidade de estar com nossos companheiros de Equipe 100 Juízo e de amigos ilustres como o Michel-VINAC e o SUPER Wilson Arantes.

Com mais de 34 primaveras, crescendo e residindo entre os dois bairros, Bosque dos Eucaliptos e Jardim Satélite, e na maior parte dos treinos as avenidas Andrômeda e Cidade Jardim estão na minha rota “corrística” há tempos. Correndo em casa seria completamente dispensável qualquer tipo de treino simulado ou de reconhecimento do percurso. Qualquer que seja a denominação do tipo, neste sentido sairia em vantagem. Mas independentemente disso tudo, o treino foi bem BACANA!

Saímos de casa às 7h15. Tínhamos que chegar mais cedo ao local da prova para retirar o kit pré-prova da Jú, que por causa de um treinamento no sábado não foi possível a retirada de seu kit com antecedência.
Em 10 minutos chegamos com tranqüilidade e estacionamos o carro em uma das últimas vagas em uma rua sem saída paralela a Avenida Cidade Jardim, uma quadra acima do local da prova sentido Satélite-Bosque.

Encontramos logo na mesma rua os nossos amigos e companheiros de equipe, Fábio Namiuti, Toninho e família. Após nos confraternizarmos, seguimos apressadamente para o Ginásio Poliesportivo do Sesi. Lá, sem maiores problemas, de kit na mão, garantimos algumas fotos e fomos até um lugar ali nas arquibancadas iniciar os preparativos para a prova, como a colocação do número de peito e do chip.

Na dúvida de qual farda seria a oficial do evento, segui a recomendação do Fábio Namiuti no Facebook, que também faria o mesmo, e decidi levar as duas, a de cor laranja (Carrossel Holandês) e a de cor verde-abacate. Escolhi experimentar a camiseta verde e também em solidariedade a Jú (que se sentiu mais confortável com a cor esmeraldina e fez referência a natureza em prol de uma boa causa). No final da prova a escolha confirmou ter sido a melhor. Parabéns ao amigo Wagner pela excelente aquisição para a equipe. Material de ótima qualidade e bem confortável.

Quase chegando a hora da largada nos dirigimos para a concentração para largada. A Jú na sua 2ª participação, apesar da falta de treinos e da correria da semana entre estágio e trabalho, ali estava de alto astral pronta para mais um desafio.
Nós alocamos no final do pelotão. Após alguns minutos resolvi deixar a Jú com seus colegas da Runner Academia e me dirigi um pouco mais a frente, visando evitar o agrupamento de caminhantes e deixar a minha corrida fluir melhor, mesmo que fora de ritmo.

Então com quase 7 minutos após o horário previsto, largamos.

Na minha última prova, Oscar Reebok Run (17/04), o único objetivo foi a de termina a prova, porém para esta a minha ambição era um pouco maior, era de manter um pace médio inferior a 06:00 min/km, que para a minha alegria se concretizou. Fechei a prova com um pace médio de 05:52 min/km. Objetivo alcançado!

Voltando a prova, os primeiros metros é sempre de competição por espaços, caso de quem larga do pelotão intermediário para trás. E como não foi diferente nesta vez a batalha havia sido travada pelo menos nos 400 metros iniciais margeando o Poliesportivo do Sesi até cruzar a Praça da Bandeira.

Iniciando a parte de reta da Avenida Cidade Jardim, frente ao Condomínio Quinta das Flores, a coisa melhorou. No início deste trecho fiquei assustado com a parcial de 05:01 min/km registrado no relógio e imediatamente segurei a minha onda e puxei o freio. Mas foi uma ótima prova de que as coisas estão melhorando...então, aproveitando o início descida fui mantendo um pace médio entre 05:30 e 06:00 min/km, e fechei o km 1 em um agradável pace de 05:40 min/km.

No km 1,80 já se encontrava a divisão entre o percurso de 5 km e 10 km. Entrar à esquerda na Avenida Iguape para quem participava dos 5 km ou seguir em frente na Avenida Cidade Jardim para os 10 km, como foi o meu caso. Ali mesmo o primeiro posto de água faria sua aparição, achei precoce abrir mão da hidratação e passei batido por ele.

Mantendo a mesma pegada o km 2 foi superado dentro das expectativas em 05:41 min/km. Neste km encontrei a Janete em ação em sua lente fotográfica nos presenteando com ótimas fotos da prova e que me perguntou de seu esposo que corria nos 5 km. Mas como a organização falhou em alterar o percurso sem comunicar no seu site, o nosso brilhante Fábio Namiuti ficou sem os flashes de sua fã Nº 1.

Fazendo um “U”, nos 500 metros finais da Avenida Cidade Jardim, entramos à esquerda na Avenida Cassiopéia, praticamente no meio dela, fiz uso do meu primeiro copo d’água no segundo posto de água montado no percurso dos 10 km (hidratação da prova impecável!). Viramos à esquerda novamente e entramos na Avenida Andrômeda, e pouco mais de 100 metros, praticamente de frente para a Paróquia Espírito Santo, fechei o km 3 em 05:48 min/km.

Daquele ponto até os quase 2 km que terminaria a primeira volta foram de uma subida de leve inclinação progressiva. Acredito que muitos corredores sofreram nesta parte da prova. Levando em conta o grau de dificuldade deste trecho e sabendo de minhas limitações físicas e clínicas, procurei me poupar reduzindo o ritmo e fechando em 06:03 e 06:12 min/km. Sábia decisão.

Abrindo o km 6, uma quadra antes da Praça da Bandeira, na Rua Sebastiana Monteiro, seria o início da segunda volta após virarmos a esquerda saindo da Avenida Andrômeda para quem participava dos 10 km.

Neste km em duas oportunidades fui testemunha de motoristas mal-educados, alguns mais alterados e outros na persistência de conseguir alguma coisa através das buzinas que tentavam desrespeitar a área isolada para os atletas para seguirem com seus automóveis. Isso porque a organização se preocupou em colocar faixas nas avenidas para que todos tomassem conhecimento prévio dos horários em que as vias estariam interditadas, mas infelizmente, nem isso é suficiente. Parabéns aos agentes de trânsito e os staffs que trabalharam no evento e que nos propiciaram segurança e garantiram a nossa integridade física.

Desabafo a parte, a corrida fluía naturalmente. O ritmo era sossegado, ainda mais favorecido pelo clima agradável e fresco da manhã de domingo, e pelas sombras as árvores. Mesmo assim consegui umas boas ultrapassagens. Fechando o km 6 em 05:47 min/km e o km 7 em 05:51 min/km.

Voltando novamente para a Avenida Andrômeda a subida de leve inclinação progressiva nos acompanharia até o final da prova.

O km 8 e o km 9 foram superados com ligeira melhora nos paces se comparando com passagem anterior neste mesmo trecho. 05:57 min/km contra o 06:03 min/km do km 4 e 06:10 min/km contra o 06:12 do km 5.

Faltando o último km, já na altura da travessa da Rua Sebastiana Monteiro que anteriormente foi cenário da primeira parte da prova. Continuamos pela Avenida Andrômeda que se transformou em Avenida Cidade Jardim, na proximidade da Praça da Bandeira, me arrisquei a forçar o ritmo, longe daqueles “sprints” dos períodos de pré-lesão, mas com uma boa intenção, e fui. Mantendo pelo lado direito da avenida e sentido ao contrário da largada, passamos ao lado do pórtico e por mais 300 metros chegamos ao retorno improvisado na ciclovia e a acessamos a avenida sentido da largada e por quase 300 metros mais uma medalha foi conquistada com apreço e superação. Fechei o km 10 com melhor pace da prova, em 05:34 min/km, e nos últimos 90 metros (já que a distância aferida no relógio foi de 10.09 km), em um ato de defesa da colocação, e com incentivo do Diretor Edward, surpreendentes 04:48 min/km.

Ao terminar a prova fui recepcionado pela Jú, que quebrou seu recorde pessoal (parabéns amor!) e pelos amigos e companheiros de Equipe 100 Juízo, Wagner, Cezinha, Seneval e João Carlos. Mas a maior surpresa do dia ainda estava por chegar. Fui acariciado com a abençoada visita da minha mãe que ficou esperando a minha chegada para me saudar e me parabenizar com direito a abraços e beijinhos. Regado de muito carinho que só a nossa mãe sabe nos dar (obrigado mãe, te amo!).

Fui buscar o meu kit pós-prova, que por sinal, um ótimo kit (bonita medalha, maçã, barrinha e dois grandes pães com presunto e queijo e água à vontade, além de sementinhas de árvore). Tiramos algumas fotos por ali mesmo em família e com integrante da equipe. Me despedi a minha mãe e fomos nos encontrar com a família 100 Juízo dentro das instalações do Poliesportivo do Sesi.

Ficamos por um bom tempo esperando numa área bonita gramada de frente de um grande palco montado para a premiação dos atletas e que também seria aproveitado para um show musical.

Aproveitamos o tempo para colocar nossos assuntos e novidades em dia (é claro, o tema na maioria das vezes é não poderia deixar de ser a corrida, como treinos e provas), além de promover diversas sessões de fotos para registrar os bons momentos desta família que contagia todos por onde ela passa. 1, 2, 3...100 Juizo!

A espera valeu a pena, pois vimos nossos campeões, Capitão Zebra e Cezinha subir ao pódio e levantar seus merecidos canecos em suas categorias. Por um erro no resultado na cronometragem o Natanael não subiu ao pódio, mas logo depois a justiça foi feita e foi consagrado como um dos primeiros em sua categoria. O Capitão Zebra se encarregou em retirar o caneco dele. Parabéns!

Valeu à todos e até as próximas. Bons treinos e boas provas!

Resultado:




Resultado na Web: http://www.minhasinscricoes.com.br/CIRCUITOSESI-SJC/2011/

Álbum de Fotos

http://connect.garmin.com/activity/82745904

20 comentários:

  1. Grande amigo e parceiro Ronnie, parabéns pelo tempo e por compartilhar conosco a sua emoção nas etapas que participa.
    Valeu guerreiro e Maluco do Asfalto.

    Adriano ( TRI )

    ResponderExcluir
  2. Bravo, meu amigo Ronnie! Múltiplos parabéns pra você. Pelo primeiro ano como corredor oficialmente falando, já pleno de grandes vitórias e muita evolução. Por fazer os 10 km dessa prova com sabedoria, respeitando seu corpo e o estado (provisório) atual dele. E por contar, com extrema riqueza de detalhes o que foi mais essa bela corrida. Alguns detalhes podem ter atrapalhado um pouco, como essa mudança repentina no trajeto dos 5 km e a atitude sempre birrenta de alguns motoristas, mas, em linhas gerais, foi mais um bom evento que nossa cidade recebeu. Que siga assim!

    Continue se cuidando bem, queremos te ver muito em breve de volta ao ponto onde estava antes da lesão. Sempre com essa mesma consciência que você tem demostrado. Um grande abraço, obrigado pela companhia em mais essa "triplicadinha" dia de staff-simulado-prova. E até sábado, que vai ser um dia certamente muito marcante na trajetória de todos nós enquanto corredores.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal meu amigo,parabens.
    Essa equipe 100 juizo e mais do que uma equipe e verdadeira familia...abraç.....

    ResponderExcluir
  4. Valeu meu amigo Ronnie pela corrida e superação !
    Em breve nos encontraremos na Feg, Delta ou entre outras tantas que virão por aí.

    Um grande abraço
    Ednei

    ResponderExcluir
  5. Ae Ronnie, voltando empolgado e com muita vontade hen. Isso ae amigo, parabéns a você e a namorada por respirar tão bem este ar esportivo. Ganhou o dia com a presença da staff-mãe hen rs. Abrx e até breve. Michel

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ronnie pelo relato, por sua performance na corrida, pelo aniversário de 1 ano de participações em corridas e também por incentivar a namorada a participar também deste magnífico e viciante mundo de corridas de rua.
    Abração e até a próxima corrida.
    Seneval

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, parabéns, parabéns e parabéns:

    Pelo retorno às corridas;
    Por ano de participação em provas;
    Pela corrida de ontem;
    Pelo ótimo relato.

    1, 2, 3...100 Juizo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo aniversário corrístico!!

    Esses treinos coletivos, entre amigos, é tão bom quanto as provas.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Valeu Ronnie! Um ano de corrida tem que ser comemorado e você está muito bem para pouco tempo de prática, parabéns. Daqui você estará 100% e detonando por aí.

    Abraço

    Fabio
    http://fmatheusrunner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Salve Salve Grande Guerreiro Ronny !
    Parabéns por concluir um ano de pista esperamos q/ continue assim melhorando a cada dia, este e um dever dos Malucos do Asfalto. Belo Relato Parabéns outra vez Saude & Paz.
    Abraço
    Z E B R A > Vem + Eu...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por mais um desafio vencido,e também pela familia na prova...Um Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!! Achei muito lindo sua mãe aparecer e te fazer esta surpresa...completou tudo, fechando com chave de ouro. Após uma sofrida lesão, o esforço de querer superar seu próprio limite, de completar o percurso, de ver a namorada se empenhando na corrida, enfim...só motivo de alegria. bjão e continue fazendo sucesso!! Cris(Marcelo)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns em dose tripla.. pelo primeiro ano "oficial" de corridas, pela participação e recuperação (paciência é necessária mesmo, mas vc está no caminho certo...) e pela presença da sua mãe! Surpresa boa hein.. e ainda mais q no próximo fds é dia delas! Sucesso sempre! E até as próximas!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo relsto Ronnie. È isso, respeitando o corpo vc vai voltar a arrebentar nas corridas. um Abraço
    Edilson

    ResponderExcluir
  15. Aee Ronnie! Parabéns!!
    Demais esse post!

    Posso dizer que você está com uma irmandade e não uma assessoria! Fico admirado ao ver a união que os corredores 100 Juízo tem, uns aos outros!!!

    Esse é um dos motivos de grande sucesso e ganho de desempenho de todos vocês!!

    Como o Namiuti disse no post dele, não é só o Gel que dá uma força extra, o apoio e incentivo também!!

    Parabens!!!

    Abraços e vamo que vamo

    Leonardo Nista
    corropocorrer.com.br
    @leonista

    ResponderExcluir
  16. Grande Ronnie,parabens pelo relato, observei grande riqueza nos detalhes e o segredo do meu,seu e de todos os nossos amigos é esta fantástica união, amizade das equipes e que a cada dia se fortalece mais assim estaremos conquistando grandes vitórias em prol da corrida de rua na região. grande abraço Parceirão.

    ResponderExcluir
  17. Meu amor seus relatos são sempre nota 10! Sempre fiel aos fatos e consegue transmitir ao leitor realmente a emoção daquilo que se lê. Meus parabéns, não só por isso, mas pela garra, empenho, força de vontade em nunca esmorecer, mesmo nao estando recuperado 100%, continue sempre assim pois me espelho nessas suas qualidades pra amanhã me tornar uma corredora das boas como vc!!Obrigada por me incentivar tanto! Te amo sempre!!!Bjos

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo retorno Ronnie. Lesionei o joelho em 12/2010, fiz fisio, fortalecimento e agora só tenho dores musculares... Siga em frente!

    flw,
    Bruno Narezzi

    ResponderExcluir
  19. parabéns ronnie e juli pelo bom desempenho..

    ResponderExcluir
  20. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Ronnie boa noite, obrigado pela informação desconhecia o seu blog e já estou SEGUINDO o mesmo e sempre que puder virei aqui para ver as suas aventuras nas corridas e espero que vc já esteja bem e curado pelo visto que sim né tá correndo muito é isso ae Parabéns...Que Deus te abençoe e te ilumine lhe dando muita força e saúde para vc continuar correndo muito e escrevendo aqui no Blog, pois qualquer dia eu volto aeee para correr com vcs da Equipe 100 Juízo.

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir