segunda-feira, 14 de novembro de 2011

15ª Prova Pedestre Bar do Mané, Guaratinguetá/SP – 13/11/2011

Depois de uma noite glamorosa, de muita pirotecnia e de muita badalação proporcionada pela Fila Night Run realizada em São José dos Campos no último dia 05/11, desta vez desembarcamos em Guaratinguetá para prestigiar uma prova tradicional da região, a 15ª Prova Pedestre Bar do Mané. Uma prova bem organizada, de estrutura mais humilde e simples, mas que também oferece um ambiente acolhedor e de muita simpatia e de cordialidade a todos os participantes do evento. Qualidades ausentes outras provas, da qual o fator econômico-financeiro prevalece aos interesses dos atletas. Não é a toa que a prova é conhecida como “Uma Prova de Amizade”.
A minha ousadia me fez inscrever para os 10 km, seria a minha primeira participação nesta distância do período pós-lesão, que ainda não completou sequer um mês. Mas sabedor de minhas limitações físicas, encarei a prova como um treino (não só esta, mas em todas as minhas participações até o final do ano) para aos poucos retomar o meu ritmo de corrida, com o único propósito de terminá-la, preservando a minha integridade física em primeiro lugar e em segundo me divertir.
Um percurso com muitas variações de altimetria, entre subidas (dá-lhe viadutos!) e descidas, como também por trechos planos e terrenos de paralelepípedos, asfalto e terra batida. Ideal para colocar em prova qualquer treinamento de corrida e resistência do atleta. Dificultado ainda mais pelo calor intenso durante a demonstração de superação.
Durante os quatros primeiros kilômetros eu tive a agradável companhia do amigo (ex-companheiro de 100 Juízo) e grande corredor do “Toninho Corredor”, também recém recuperado de uma lesão que o deixou fora de combate por dois meses. Uma parceria que se dissolveria pelos próximos kilômetros. A minha juventude e a falta de condicionamento físico não foi páreo para a experiência e a resistência do amigo que seguiu em frente me deixando mais pra trás. Valeu pela companhia, bom retorno ao esporte e muito sucesso!
Mas a corrida solitária foi interrompida ao me aproximar da nossa amiga e guerreira Eunice Vianna, e mais uma vez relembramos a nossa participação na Corrida de Aniversário do Tiro-de-Guerra de Bragança Paulista, e seguimos lado a lado, incentivando um ao outro até bem próximo do final da prova. Parabéns, cada vez melhorando e se superando mais e mais!
Chegando aos últimos metros me restava um pouco de energia, o suficiente para um humilde “sprint”. Mais embalado por causa da descida logo após cruzarmos o viaduto. Mas o inesperado aconteceu. Logo avistei o meu amigo e ex-companheiro de 100 Juízo, o Fábio Namiuti, e agora estreando como escritor (já de enorme competência e sucesso em seus relatos) da bela obra-prima: “Melhor que o caminho é o caminhar”, em minha direção para me resgatar. A partir dali, já sem a energia que foi consumida pelo sprint precoce, terminaria a prova já em ritmo de trote. Faltava uma reta e a esquerda uma última subida e enfim a descida até ao pórtico. Mas o incentivo e força do amigo me fez tirar lá do fundo uma última sobra de energia, me superando e motivando a terminar a prova de forma emocionante e digna. Repito o meu comentário postado em seu relato: Faço de suas as minhas palavras, qualquer que seja a camisa que eu esteja vestindo a nossa amizade (a de também de todos os ex-companheiros de equipe) continua. Uma verdadeira amizade transcende tudo!
O meu tempo?... Ah, isso não importa. Presenciar um momento de grande emoção e traduzido em lágrimas é algo que não tem preço. Parabéns minha amiga Patricia Prieto pela primeira prova de 10 km. Isso que é ser uma legítima “Menina Super Poderosa”. Abraço e sucesso sempre!

Recomeçar sempre, desistir jamais! Até a próxima...

Clique AQUI e veja o álbum de fotos no Facebook!

Clique AQUI e faça parte dos FaceRunners você também!

Clique AQUI e curta a nossa Fan Page!

Para pedidos de Camiseta Unisex ou Baby Look dos FaceRunners, enviar e-mail: camisetasface@ig.com.br

3 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Ronie tive o prazer de correr esta magnifica prova e conhecer o Mané em 2008 veja:

    http://www.jmaratona.com/2008/11/competio-n-163-12-prova-do-bar-do-man.html

    Grande prova essa, um dia eu volto a correr essa prova que é boa demais. Parabéns a todos vcs pela brilhante festa...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Essa prova foi punk! rs
    Vc descreveu mto bem o que passamos por lá.
    #Tamojunto!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ronnie, pela reestreia nos 10k e pela maneira consciente de encará-los. Satisfação grande ter a oportunidade de voltar a correr ao seu lado, mesmo que por alguns poucos metros, como já havia feito, momentos antes, com o veterano-garoto Toninho Corredor. Obrigado pela menção e por ajudar na divulgação do meu livro. Sucesso e sabedoria na continuidade da sua trajetória esportiva.

    Abraço!

    ResponderExcluir