segunda-feira, 28 de março de 2011

Corrida Circuito Saúde Oba Hortifruti - Campinas/SP (27/03/2011)

O mundo das Corridas de Rua é fantástico, digo não só pelos benefícios à saúde ou no resgate da auto-estima do individuo, mas sim pela sua força poderosa em se fazer novas amizades. Foi nesta idéia que mergulhei de cabeça na próxima aventura corrística da semana rumo à cidade de Campinas/SP.

No meu calendário de provas o compromisso do dia 27 de março já tinha sido agendado para a Corrida e Caminhada pela Saúde da Mulher da Volkswagen, com inscrição gratuita e por enquanto sem a abertura do Circuito Joseense de Corridas de Rua 2011, temos que buscar alternativas de provas na região, e neste dia teríamos o 2° domingo consecutivo de provas na cidade de Taubaté, inclusive já havia marcada minha presença no domingo anterior na Corrida General Salgado, seria uma boa pedida para esta data.

Foi então que seduzido por um sorteio na rede social, o Twitter, promovido pelo corredor e blogueiro Leonardo Nista (@leonista) para uma prova na cidade de Campinas chamada de Corrida Circuito Saúde Oba Hortifruti. Como no Twitter somos tentados a arriscar em qualquer promoção, ou às vezes em algumas delas, comigo não foi diferente e dei um “RT”. Sem nenhuma pretensão em ganhar a inscrição para a prova, já que as minhas estatísticas de ganhar alguma coisa sempre foram perto de 0%, não levei muito a serio de ser um ganhador em potencial. Sorteio para lá e sorteio pra cá, nada! Foi até quando o papa promoções da Internet, o amigo e companheiro de Equipe 100 Juízo, Fábio Namiuti (@FabioNamiuti) arremataria a sua inscrição. Me animei e vislumbrei uma possível companhia e parceria para trilharmos juntos até Campinas, mas antes eu precisava ganhar a minha credencial. Os dias que se sucederam foram regados de muita ansiedade até que no último sorteio, a minha vez tinha chegado. Tinha que ser sofrido mesmo, mas enfim, me tornei um dos sortudos na promoção.

Quando fiquei sabendo que o Fábio Namiuti não iria mais para Campinas, pois já tinha combinado com seus tios de levá-los para a caminhada da Saúde da Mulher da Volkswagen no qual ele também estava inscrito para a corrida de 6 km em Taubaté (justificativa mais do que plausível), aceitaria o fato de ser o único membro da Equipe 100 Juízo na prova com a minha aparição solo como corredor no evento. Já que a minha fiel escudeira e adorável namorada, Juliana (@Ju_Oliveira22), também embarcou comigo nesta saga.

Após trocas de mensagens no Facebook e no Twitter, garantindo que tudo estava certo, confirmei a minha participação com o Leonardo Nista. Enviei os meus dados conforme solicitação, e sem me esquecer de pedir o seu contato telefônico para que nada pudesse dar errado no dia.

Os dias foram se passando e a data prova chegando. Fiquei sabendo que outros amigos do Twitter também participariam da prova, Ivone (@ivonefalcirolli), Kadu (@KaduGuidugli), além do Allan (@allanddc). Foi aí que fiquei mais alegre e mais contagiado com a idéia de cair na estrada mais uma vez. Tive a oportunidade de conhecê-los na 4a Kailash Trail Running, uma prova em trilhas realizada em 18 de dezembro do ano passado no Distrito de Souzas, da qual também participei com uma inscrição ganha no Twitter.

Conheceria no dia uma galera de alto astral que também marcaria presença na prova, como o Augusto (@Augusto_VamosCo), Márcio @MarcioAMCabral, Leandro (@leoamorimtw) e Rodrigo (@r_m_xavier).

É neste sentido que iniciei o meu relato, da capacidade que este esporte que tanto amamos tem em fazer novos. Temos o privilegio de ser presenteados com por esta façanha.

Chegou a véspera da prova e despertador do celular ativado para tocar as 4h. Por incrível que parece acordei um minuto antes dele tocar, as 3h59, e imediatamente o desativei. Após ritos executados e apetrechos devidamente alocados nas bolsas, deixamos o QG às 5h12 da matina e de um aterrorizante cenário do crepúsculo de uma madrugada.

Do crepúsculo da madrugada à alvorada do nascer do dia. Após rodar um tanto que perdidos por algumas avenidas da cidade e com o auxílio dos cones de sinalização de trânsito isolando o trânsito local do percurso, desembarcamos em um bom horário na Praça Arautos da Paz, o local da prova as 7h15.

Logo avistaria o imponente pórtico com nome da prova “Corrida Oba”, várias tendas na praça de evento, corredores se aquecendo, uma galera bem animada, ou seja, aquele ambiente gostoso que antecede uma prova de corrida de rua.

Seguindo a tradição, reservamos um tempinho para uma sessão de fotos pré-prova para registrar os bons momentos e para poder compartilhar com os amigos. Dirigimos então para o ponto de encontro ao lado do guarda volumes para encontrar e conhecer pessoalmente o Leonardo para retirar o meu kit.

Chegando lá já encontro com o Allan que me dispensou as primeiras receptividades da casa e me orientou sobre o paradeiro do organizador do sorteio do Twitter. Não conseguindo encontrá-lo no lugar indicado, então em um ato de desespero lancei mão de um dispositivo vital, o celular. Liguei para o nº me passado, escutei um eco esquisito quando esperava ser atendido, que na verdade era o celular dele tocando na minha frente. HEHEHE...

Agenda de protocolos diplomáticos executada, e mais algumas fotos para a galeria, e kit entregue. Percebi logo que as camisas do evento tinham a numeração de peito estampadas em si próprias, descartando a necessidade do uso dos tradicionais alfinetes usados para prender o número de peito nas camisas. Então imaginei uma possível obrigatoriedade de correr com camisa do evento, isso me impediria de usar a gloriosa “farda” cítrica da Equipe 100 Juízo. No ato da retirada no meu chip fiquei mais aliviado com notícia que não era obrigatório o uso da camisa, porém correria sem numeração de identificação, talvez fosse confundido como um “pipoca”, mas o chip preso ao tênis era a garantia da minha inscrição na prova.

Então com quase 15 minutos de antecedência me dirigi ao local na largada, queria um lugar mais privilegiado e ficar um pouco distante da turma do fundão, reduzindo o risco de encontrar algumas muralhas humanas mais a frente. Fiquei ali bem confortável na posição escolhida, sem aquela muvuca de gente se apertando que estamos acostumados a ver em provas por ai afora. Galera educada e paciente!!

Enquanto aguardava a largada, trocas de olhares e palavras de incentivo vindo da Juliana, que me fomentava cada vez mais a fazer uma boa participação. Daria o melhor de mim, no que fosse necessário.

Ao som da buzina às 8h7 foi dada a largada, com 7 minutos de atraso, que considero tolerável. Tentaria mais uma vez rodar abaixo de 05:00 min/km e fazer um sub 40 min. Logo de inicio achei um pouco estreito o trecho da avenida nos primeiros 500 metros, talvez pelo grande fluxo de corredores neste primeiro momento. Segundo o organizador do evento foram disponibilizadas inscrições para 2.000 atletas e até dias antes da prova foram esgotadas. Superado os primeiros 500 metros, sem maiores prejuízos causados pelos menos velozes, veio logo de cara a primeira subida, saindo da Avenida Doutor Heitor Penteado, pegamos uma rua contornando à esquerda com uma subidinha forte, íngreme, mas não progressiva e entramos na Avenida Júlio Prestes. Com a muita disposição e o com o gás total de inicio de prova, o 1 km foi superado e fechei com o pace de 04:42 min/km. Agora na Avenida Júlio Prestes veio um bom trecho de descida até o 2 km, procurei ser cuidadoso para não fazer uma corrida de tiro ou causar uma lesão, mas mesmo assim consegui um bom pace, 04:39 min/km. Se mantivesse este pace, chegaria e com folga no objetivo traçado, um sub 40 min.

Mas foi já no 3 km, na Avenida José de Souza Campos, que as pernas começaram a pesar e um tempo depois, o incômodo de dores, talvez por conseqüência da falta de recuperação da Corrida de General Salgado (uma corrida bem difícil) e agravado pelo excesso de treinos durante a semana. Até tentei me esforçar em fechei com 05:09 min/km.

Com uma subida progressiva, que iniciou no 3 km e foi até a metade da prova, no 4 km, veio o abatimento, e com ele a companhia daquela voz da consciência que pede pra gente desistir e pergunta, o que eu estou fazendo aqui? Pois é, o fator psicológico quase me derrubou. Prova disso foi fechar em 05:40 min/km.

Chegando a este ponto então, passando por um túnel refrescante (momento auge da prova e inédito para mim) que veio numa boa hora, apesar de sentir a sensação de alivio do calor bem rápido, mas ajudou, retornamos pelo sentido contrario da avenida. Fiz uso do gel de carboidrato, como de costume.

Vale ressaltar os vários postos de água ao longo do percurso, pelo menos na minha conta foram uns 4. Lançaram do uso de garrafinhas em vez de copos. A curiosidade é que no começo as garrafinhas eram distribuídas sem suas tampinhas, já devidamente retiradas pelo pessoal da organização, e mais a diante, esta tarefa ficaria a cargo de cada corredor. O que de certa forma é ruim, pois acabamos perdendo a concentração da prova.

Nos 5 km e 6 km, parece que os Deuses ouviram a minha preze, e me presentearam com um conjunto de descidas que rendeu um boa reação para quem já estava quase jogando a toalha, fechando em 05:09 min/km e 05:15 min/km. Mesmo assim, a esta altura da prova, já estava ciente que a meta ficaria para uma próxima oportunidade, e que completar a prova estava de bom tamanho.

Até então, não sabia que em Campinas eles também tinham a sua Avenida Brigadeiro, mas foi no 7 km que o bichou pegou. Com os Deuses enfurecidos, veio o castigo dos céus. 1 km inteiro de pura subida meio a curvas na Avenida José de Souza Campos até chegar novamente na Avenida Júlio Prestes. Para não desaminar comecei a correr olhando para o chão, assim não ficaria olhando para pedreira interminável sem sucumbir. Não poderia esperar nada melhor do que fechar esse martírio com 06:00 min/km redondos. Pelos não caí na tentação de experimentar uma caminhada como muitos que passaram por ali.

Os Deuses devem estar Loucos!! Faltando o último km, caiu do céu novamente uma boa descida que todos os corredores gostam para um sprint final, e comigo não foi diferente. Aproveitei um pouco da energia que me restava, e pisei fundo. Terminando a Avenida Júlio Prestes, caímos na Rua Vital Brasil, que de longe já dava pra ver a arena de chegada. Avistando as tendas, escutando o som do locutor, e sabedor que mais uma demonstração de superação chegaria ao fim. Fiz o grampo na mesma rua e fui de encontro ao pórtico. Olhei para trás para me certificar que a minha posição não seria ameaçada, e cruzei a linha de chegada com tranqüilidade e com 04:48 min/km no 8 km.

Cravei no relógio um tempo de 41:58 e pace médio de 05:10 min/km. Notaria também que o percurso tinha um pouco a mais de 8 km, exatamente 8,11 km.

Fui me recompor, e retomar o fôlego com direito a bastante hidratação num posto de água montado logo perto da chegada. Encontrei o Leandro e conheci o Márcio (veio de Passos/MG para correr) na dispersão, conversamos um pouco e depois segui para encontrar a Juliana em frente ao pórtico.

O kit pós-prova era composto de uma bonita medalha, suco de coco e de uma fartura de frutas (banana, maçã, pêra, melancia, melão e uva) de ótima qualidade e todas dispostas em mesas separadas para que os atletas pudessem se servir à vontade.

Assim segui eu a Juliana para encontrar a galera para nossas últimas conversas, fotos e despedidas. Agradeço à todos pela simpatia, cordialidade e, e principalmente pela amizade, que daqui pra frente, mesmo que de longe, terão um lugar especial a minha vida!! Valeu, e espero vê-los em breve. Abraços....:-)

Aproveito para parabenizar a organização da prova pela excelente estrutura e qualidade do evento. Gente de competência que não deixou faltar nada para ninguém. Gente que respeita, valoriza e se preocupa com o bem estar de nós corredores.

Obrigado galera! Abraços, Ronnie.

Resultado: Tempo Liquido: 00:41:58 (líquido, 00:41:56 na lista oficial)
Colocação: 39º na classificação geral, só que saí na lista geral da modalidade feminina (Tá me estranhando. Sou espada!!!)
Resultado na Web: http://www.ativo.com/Eventos/verResultados.aspx?idEvento=4227&area=resultados
Álbum de Fotos
http://connect.garmin.com/activity/75817153

13 comentários:

  1. Ae Ronnie, parabéns pela disposição em representar a 100 Juízo em terras tão distantes, apesar de uma free aqui na região. Isto sim que é ser um diplomata rs !
    Belo kit pós-prova hen...

    Abrx, Michel
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bela corrida, meu amigo Ronnie. Congratulações pela sua participação e ótimo resultado, mas principalmente por esse excelente relato, colocando toda a galera que não foi dentro da prova. Aliás, deveríamos ter ido, porque a prova daqui do Vale no mesmo dia, o amigo Michel aí do comentário de cima não me deixa mentir sozinho, foi uma verdadeira arapuca.

    Grande abraço, parabéns pela disposição de sempre e por representar tão bem a família 100 Juízo em outras bandas. E até as próximas provas e treinos.

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Perfeito relato campeão, vc tem se revelado um verdadeiro blogueiro viu. Estou mt orgulhosa de vc pois a cada dia me incentiva a trilhar,ou melhor, a correr o msm caminho. Seja onde for, a hora q for,rs, conte sempre com sua fiel escudeira aqui! Beijão e mais uma vez, PARABÉNS meu atleta!!!

    ResponderExcluir
  4. Fera Ronnie!

    Mandou bem, pelo jeito você o que se deu melhor neste fim de semana, pois a corrida da VW, foi o famoso gato por lebre pelo que o pessoal comentou.

    Parabéns, bons treinos,

    Abraço
    Fabio

    ResponderExcluir
  5. Grande Ronnie!
    Parabéns pelo relato, está realmente muito bem escrito!
    A subida da "Brigadeiro Campineira" também me pegou de surpresa, apesar de sempre ter morado aqui em Campinas. De carro a gente sobe tão fácil... hehehe
    Obrigado por ter vindo de longe para prestigiar o evento em nossa cidade.
    Você, a Juliana e todo o pessoal da equipe 100 Juízo são muito bem-vindos aqui em Campinas.

    Grande abraço e até a próxima!
    Allan
    @allanddc

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ronnie!

    Caramba, além de excelente corredor é um grande escritor. Parabéns pelo bom uso das palavras e dos pés no asfalto...

    Volte sempre!!

    E com certeza nos encontraremos em outras provas.

    Abraços

    Leandro Amorim
    @leoamorimtw

    ResponderExcluir
  7. Ronnie...
    É isso aí campeão, representou muito bem a Equipe 100 Juízo em Campinas.
    Belo relato, contado aos detalhes....SHOW DE BOLA!!!
    A corrida VW foi uma piada, total falta de respeito com os atletas...

    Valeu.

    Adriano Vergueiro

    ResponderExcluir
  8. Fala Ronnie!!!

    Foi um prazer te conhecer e a sua namorada!

    Cara, que post foi esse!!??
    Mandou muito bem!!!

    Valeu mesmo pelas palavras e saiba que foi tudo recíproco!

    Esse é o grande barato da corrida, 99,9% das pessoas são de bem e querem o bem das outras!

    Por isso somos viciados nisso tudo!!

    Eu ainda vou correr uma prova aí no seu quintal!

    Abraços e até mais!

    Leonardo Nista
    Corro por Correr

    ResponderExcluir
  9. bom dia , Ronnie

    parabéns amigo !!! fez o seu melhor do dia.

    continue na luta

    um abração e muita saúde

    ResponderExcluir
  10. *** Paz & bem ***
    é isso aí garoto,boa prova e superando seus limites,e cada prova tem seu desafio só quem o fez pode dizer como fez,meus parabéns pelo seu desempenho e amor as corridas e a juli que acompanha seus desafios numa boa e te dando todo apoio que vc precisa,aquele abração de mãno,e juli cuida bem dele com todo amor que vc tem........... bjus

    ResponderExcluir
  11. Fala Ronnie!! Que disposição hein fera!! Acordou cedíssimo pra poder participar da prova, mas valeu muito a pena não é.!?

    Foi um prazer te conhecer camarada, espero poder te encontrar outras vezes.

    Belo relato!!

    Abraço

    Rodrigo Xavier

    ResponderExcluir
  12. Parabéns querido, pela boa prova, nada como correr uma boa corrida né,kkk, a gente sofreu um pouco na Vw, mas no final o que vale é correr né.participe sempre dessas promoções logo , logo será um Namiute em termos de ganhar promoções, boa sorte sempre, nos sorteios e principalmente nas provas, forte abraço pra vc e pra Ju, até breve, bjão.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ronnie.

    Excelente relato desta manhã de domingo. Parabéns.

    Realmente foi uma prova bem bacana.

    Percurso curto, mas com uma certa dificuldade.

    Bons treinos!

    Amaral (@pacerun)
    www.pacerun.blogspot.com

    ResponderExcluir