segunda-feira, 4 de abril de 2011

Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo - Etapa Santana (03/04/2011)

Navegando pela internet um dia desses à procura de opções de provas com o objetivo de preencher algumas datas ainda vagas do meu calendário de corridas, encontrei uma boa opção entre as candidatas a ser eleita a escolhida. Ainda mais com o atrativo de ser um evento de inscrições gratuitas, e com o apelo para incentivar, ainda mais, a prática da modalidade, me senti no dever de dar a minha colaboração em prol desta bandeira. Então não pensei muito e decidi que esta seria a minha próxima aventura do mundo corrístico. Além da corrida de 5 km, o Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo - Etapa Santana, ofereceria como parte do evento uma caminhada participativa de 2,5 km.

O Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A idéia é oferecer provas de pedestrianismo com estrutura profissional, gratuitamente, em regiões da capital que até então não estavam no roteiro tradicional das grandes Corridas de Rua. Serão 25 etapas em 25 regiões da cidade que acontecerão de março a outubro.

Quem sabe este modelo poderia ser usado aqui também em São José dos Campos ou em outras cidades da região. Popularizar ainda mais o esporte com a criação de um Circuito de Corrida de Rua com etapas nos diversos bairros da cidade e democratizar a participação da população com inscrições gratuitas. Sendo apenas exigida a adoção de alimentos não perecíveis, fraudas geriátrica ou outro artigo de maior necessidade para auxilio as entidades assistenciais indicadas pela Prefeitura. Espero que pensem nisso!

Postei no Facebook o meu interesse pela prova, e logo alguns se manifestaram em me acompanhar neste dia. Reforcei a todos que por se tratar se um evento gratuito, as inscrições se esgotam rapidamente. Combinei que a partir de uma semana antes da prova já começassem a visitar o site e se caso alguém conseguisse fazer a inscrição que imediatamente divulgasse no Facebook e no Twitter para que os demais também o fizessem. Então, no domingo (27/03) comecei a visitar regularmente o site e foi um dia depois, na segunda-feira (28/03) à tarde (+/-15h30), para minha agradável surpresa as inscrições estavam abertas. Logo garanti a minha vaga e também da Juliana para a caminhada, e depois, em frações de segundos, postei a mensagem “GALERA! INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CORRIDA DE SANTANA-SP! CORREM LOGO LÁ NO SITE! ABRAÇOS” na esperança de que alguém fosse comunicado da notícia. Mas infelizmente ninguém atenderia o meu chamado naquele momento e, portanto, não tiveram o mesmo sucesso (talvez alguns até tivessem desistido de correr) e não conseguiram se inscrever. Em menos de duas horas depois as inscrições foram encerradas. Pelo segundo domingo seguido seria mais uma vez o único representante da Equipe 100 Juízo em ação em terras distantes e desconhecidas.

A nossa chegada ao local da prova foi bem desesperadora, pois na véspera entrei no Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo e o endereço da prova era diferente do endereço contido no regulamento do site http://www.ideeia.org.br/Circuito_Popular. Optei por trocar a segunda opção (a correta) pela primeira, e fomos até a Avenida Santos Dumont, 1318. Chegando lá nada de encontrar o tal lugar. Passamos pelo Club de Aeromodelismo de Santana, e até rodamos em círculos pela Praça Cpo. de Bagatelle, e o tempo passando e a ansiedade aumentando, estávamos totalmente perdidos. Foi então que de mapa na mão previamente impresso fundamentado pelo regulamento, seguimos para a Rua Viri, 425. Já se passava das 07h30 e o prazo para a retirada do kit de participação de evento havia se esgotado. Por causa de uma informação errada divulgada no Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo quase coloquei tudo a perder, acreditei que fosse uma fonte mais segura, mas na realidade se provou ao contrário. Arrependi-me de mudar a rota de viagem, deveria ter mantido o planejamento original, pois chegaria tranquilamente no local com boa antecedência. Desabafo a parte, chegando próximo da Rua Viri já se via a movimentação dos corredores e de caminhantes nos arredores do bairro. Era a confirmação que um evento pedestriano estaria prestes a acontecer. Estacionamos o carro numa rua distante e nos dirigimos apressadamente sentido Clube Escola Jardim. Então faltando 15 minutos para a largada de longe se via uma considerada fila para a retirada do kit, então fiquei mais aliviado, pois depois de tanta correria merecia ter esta sorte. Entrei na fila dos corredores das pessoas de nomes que começavam com a letra “R”, enquanto a Juliana na fila dos caminhantes da letra “J” (procedimento inédito para mim, pois até então sempre retirei o kit pelo número de inscrição). Um pouco mais de 5 minutos de espera o kit seria retirado, e perto dali a Juliana ainda em seu árduo caminho para obter a sua participação no evento.


Infelizmente não foi possível reservar um tempo para as sessões de fotos, mesmo devido ao pouco tempo para a largada, como também pela falta da câmera digital que acabou ficando em casa. O jeito foi partir para um plano B e improvisar usando o meu celular para tirar algumas fotos, que de certa forma cumpriu bem o seu papel em uma situação de emergência.

Estava prestes a estrear em minha primeira prova curta de 5 km com uma estrutura profissional. Sempre dou preferência para as provas de 10 km, porém o mais próximo que cheguei foi no último dia do ano passado. Participei na companhia de outros malucos do asfalto Fábio Namiuti, Natanael e o Mayke, da Corrida de São Silvestre do Bairro Lageado na cidade de Santo Antônio do Pinhal que sequer chegou a esta distância com um percurso 4,66 km, sem qualquer tipo de estrutura, sem chip, número de peito, sem postos de hidratação durante e depois da prova, sem kit pós-prova (medalha e brindes), exceto para as cozinheiras que conquistaram suas medalhinhas.

Passava das 08h00 quando a moça da ginástica terminava a sua aula de aquecimento e de alongamento para os participantes do evento e anunciava para que os corredores se dirigirem atrás o pórtico para a largada. O acesso para o local era feito por um estreito corredor que só dava para passar uma pessoa. Fato que causou uma fila de pessoas que mais tarde culminaria no atraso na largada. A largada dos caminhantes seria após dos corredores.

A área de concentração de largada também não dispunha de um bom espaço físico suficiente para que os corredores não se sentissem sufocados. A concorrência para um melhor espaço na largada estava bem disputada, e no meu caso, ficar atrás daqueles que visivelmente pareciam ser candidatos a muralhas humanas não seria uma boa escolha.

Mas antes que fosse dada a largada tivemos um momento cívico ao som do hino nacional brasileiro. A algazarra entre os corredores era tanta que nem dava para escutar o hino tocando. Só na contagem regressiva para a largada que galera prestou atenção, precisamente ocorreu às 08h12.

Como eu previa ao longo do 1 km uma enxugada de pessoas invadiram as estreitas ruas do bairro, e para piorar estas ruas foram divididas em trechos de ida e volta, ficando ainda mais difícil transpor a turma que gosta de largar na frente, mas que depois impedem a passagem de quem vem atrás a transformando-as em obstáculos a serem superados.

Antes do final do 1 km quase jogaria a toalha, pois não me deixavam correr. Usava o artifício de escapar pelas calçadas para fugir do “arrastão”. O desamino só não foi maior porque ao final deste km fecharia um pace de 04:58 min/km. Resultado que me manteria dentro das minhas pretensões, manter o pace abaixo dos 05:00 min/km.

Após retornar para o ponto inicial de largada e seguir por uma boa descida em frente ao Clube Escola Jardim, passamos primeira subida mais forte que veio no 2 km, mas que depois fomos embalados com mais uma outra empolgante descida. Foi o suficiente para fechar com um pace de 04:57 min/km. O tempo perdido nas subidas era recuperado nas descidas.

Um percurso bem diferente que alternava um misto de subidas e descidas, um circuito “gangorra”. Também dispunha de variações em relação ao terreno, entre os seguros asfaltos e os traiçoeiros paralelepípedos.

No 2,5 km foi montado o único posto de água, passei por ele e peguei o meu copo. Fiz mais uso dele para me banhar do que para beber. O céu estava nublado e a temperatura bem agradável para a prática do esporte. Então a necessidade de hidratação não chegava a ser desesperadora. A sensação térmica era bem agradável.

O 3 km foi marcado pelo meu pior pace, fechei com um pace 05:14 min/km. Algumas rampinhas minavam um pouco a minha resistência, e ao final deste km retornamos para pegar o caminho de volta.

Tentei ganhar alguns segundos no próximo km, e esbocei uma reação fechando o 4 km com um pace de 05:05 min/km.

A descida que me embalou no 2 km virou a segunda subida de respeito, foi no 4,5 km que chegamos no auge da mesma, e vice-versa.

Embalado a partir deste ponto descemos novamente pela rua em a frente ao Clube Escola Jardim e passamos pela última rampa e seguimos mais uns 200 metros até fazer um grampo para pegar o sentido contrário para mais 200 metros até cruzar a linha de chegada. Fechando o 5 km com um pace de 04:54 min/km e o restante dos 280 metros com o melhor pace do dia de 04:48 min/km.

O percurso foi de 5,28 km aferidos no meu Garmin. Fechei a prova com um tempo líquido de 26:30 e pace médio de 05:01 min/km. Desta vez bati na trave, quase consegui o meu tão almejado sub 05:00 min/km. Apesar das dificuldades do percurso e do tempo perdido no início da prova, fiquei muito satisfeito com o meu resultado.

Na dispersão me dirige novamente a mesma tenda do inicio para retirada o meu kit pós- prova, composto uma camiseta regata, de medalha, de um suco e uma barrinha de cereal. Teve até a entrega de kits para quem participou da caminhada.

Fui até a locutora e pedi a ela que incluísse na lista de equipes presentes no evento a Equipe 100 Juízo e não demorou muito o nome da nossa equipe ecoava pelas terras paulistanas.

A única critica foi ausência de posto de água no final da prova. Acredito que o suco distribuído no kit poderia ser facilmente substituído por copos de água. Beneficiando melhor o atleta.

As provas gratuitas também podem ser bem organizadas e com boa estrutura tanto quanto as provas pagas. Espero poder participar de outra etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo !!

Obrigado galera! Abraços, Ronnie.

Resultado: Tempo Liquido: 00:26:30 (líquido, 00:26:32 na lista oficial)

Colocação: 260º na classificação geral masculino e 57º na categoria masculino 35-39 anos

Resultado na Web:
http://www.cronoserv.com.br/resultados/2011_03_27_SEME_3__geral_mf.TXT

Álbum de Fotos

http://connect.garmin.com/activity/76912888

7 comentários:

  1. Relato fiel, parabéns por mais uma prova e obrigada pelo incentivo, mesmo minha participação sendo só na caminhada(por enquanto) já valeu a pena e seu incentivo me impulsiona sempre ir em frente! Bjus meu atleta e blogueiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Ronnie, o desbravador!

    Parabéns pela sua participação na prova (e também a da Juliana na caminhada), pelo ótimo resultado e pelo relato, como sempre bem escrito, ilustrado e detalhado.

    Muito legal ver você representando tão bem a 100 Juízo em lugares diferentes. No ano passado fiz muito isso, dessa vez pretendo priorizar um pouco mais as corridas locais, mas, sempre que possível, arriscando uma esticada até mais longe também.

    Abraço e até as próximas.

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. **** Paz & bem ****
    é isso aí grande garoto e companheira juli ,fiel, parabéns por vcs pelo sport,cuidado com a saúde e lazer Q realizaram,continue com esse esforço e dedicação a cada dia e provas percorridas,em breve to nas pistas,se tudo der certo estarei na rebook,vou ver se o capitão conseguiu minha inscrição,para assim voltar na ativa,,,,,,e Q Deus abençoe vcs,,bjusss e abraços ronnie....Vem + Eu...

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais estou adorando corridas de rua...descobri há 3 anos como mudou minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Ronnie.

    Corredor é maluco mesmo. Nós ficamos sempre procurando uma prova aqui e outra ali para participarmos.

    Excelente relato. Me senti lá.

    Parabéns para o casal.

    Um forte abraço

    Amaral (@pacerun)

    ResponderExcluir
  6. Fala Ronnie,

    parabéns pela corrida e pelo relato!

    Obrigado por compartilhar a sua experiência. Nada melhor do que saber a opinião de quem realmente participou do evento. Muitas vezes artigos de revistas e sites são tendenciosos (geralmente a favor da corrida), coisa que não vemos no seu blog.

    Abraço

    Keep running!
    Allan
    @allanddc

    ResponderExcluir
  7. Ae Ronnie, rapaz que correria pré-prova hen !
    Show de bola o relato e você mais uma vez representando a equipe em terras tão, tão, tão distante... rs. Continue firme e bons treinos. Abrx. Michel

    ResponderExcluir