terça-feira, 1 de março de 2011

Meia Maratona Internacional de SP (27/02/2011)


Em meu primeiro relato não haveria melhor motivo do que de registrar a minha estréia em uma meia maratona, e aconteceu, foi no último domingo, dia 27/02/2011, na Meia Maratona Internacional de SP.

Jamais imaginaria que após um pouco mais de nove meses desde a minha estréia em uma prova que foi dia 23/5/2010 na corrida do SESI de São José dos Campos, nos 10 km, já estaria correndo os 21 km de uma meia maratona. É bom lembrar que há pouco tempo também faria a minha estréia nos 15 km na Corrida de Aniversário da Cidade Paraisópolis em 23/01/2011.

Mas nada é por acaso. Uma vez a meta definida no final de 2010, é hora de treinar. Foram quase dois meses de muito trabalho, dedicação e de superação até chegar o grande dia!

O grande dia chegou! Acordamos bem cedo (eu pulei da cama às 04h45) e após os rituais devidamente cumpridos (inclusive mandei ver no suco de beterraba com laranja batido com Smartshot para dar energia e melhorar a resistência), fomos (eu a Juliana) ao encontro do ônibus em frente ao Posto da Gruta (Jardim das Indústrias) com embarque marcado às 05h45 que levaria os integrantes da Equipe 100 Juízo e amigos, liderado pelo Capitão Zebra, para o nosso destino: Meia Maratona Internacional de SP.

Chegamos bem em cima, um pouco mais de 30 minutos antes da largada. Com a nova farda laranja e um short da mesma cor para combinar (lembrei da dica do Fábio Namiuti sobre não estrear nada novo em provas, confesso que me deu um pouco de frio na barriga, mas acabei pagando pra ver – ainda bem que não houve nenhum prejuízo), exceto as meias de cores amarelas, segundo a Juliana não combinava com o modelito laranja, mas como sou “meio” teimoso, usei mesmo assim, afinal o dia era de festa!
Ao nos dirigirmos para o local da largada, o Fábio Namiuti sugeriu uma parceria entre nós, incluindo o nosso companheiro Toninho, por temos ritmos bem parecidos. No meu caso, a idéia seria de manter um pace de 05:30 min/km. Mas essa união ficaria apenas no virtual, logo após nos separamos. Acabei deixando o nosso amigo Namiuti (em seu último ato de desespero, atendendo um chamado pela natureza) na fila dos disputados banheiros químicos e me dirigi para uma melhor colocação para largada. Neste momento não enxergava nenhum companheiro de Equipe, e nenhum sinal do Namiuti (rsrs...).

Pontualmente às 08h00 foi dada a largada. Passei pelo pórtico quase 3 minutos e meio após iniciada a prova. Não tão longe dali outros obstáculos à vista, verdadeiras muralhas humanas por algumas vezes me fazia correr de lado, “ziguezagueando” entre as pessoas, o que permitia perdas de preciosos segundos que poderia fazer falta no final da prova.

Durante os primeiros kms procurei não me empolgar muito, principalmente nos trechos de aclives, sempre cauteloso para manter um pace médio de 05:30 min/km, variando entre 05:47 min/km no km 1 à 05:18 min/km no km 8. Pois sabia que a prova só estaria começando.

Sempre garantindo meus copinhos de água em todos os postos de hidratação, pelo menos dois, um para beber e outro para me refrescar, e um gelzinho a cada 6 km, segui firme a cada km. Realmente os treinos de preparação para a prova me fizeram muito bem, a sensação de bem estar era tão boa que às vezes nem o calor me desanimava. Aliado aos gritos de incentivos dos companheiros de Equipe que já retornavam por alguns trechos, como o grande Capitão Zebra, Rafinha e Fábio Matheus, tudo ficara mais fácil.

Mas foi a partir do km 13 acabei subindo o meu pace médio para 05:40 min/km, e só melhorando no km 20 para 05:21 min/km, mas mesmo assim, a sensação de dever cumprido me contagiava, jamais havia tido tamanha alegria e felicidade numa prova, é impossível descrevê-la, só mesmo quem corre sabe do que estou falando.

O nosso guerreiro João Carlos estava certo, lá entre os kms 17 e 18 bate um cansaço, e parece que até completar os 21 km é uma eternidade, mas ainda bem que ele disse que esse sintoma só se manifesta numa estréia. Vamos ver como será na próxima!

E foi passando por estes kms que encontrei alguns companheiros de Equipe 100 Juízo, o Toninho, e depois pelo Tonico (sentindo uma câimbra, força na recuperação), e também pelo Cezinha, que por falta de treinos sentiu a prova e num ato heróico decidiu me acompanhar por alguns minutos, mas pela minha empolgação do final da prova, acabei me distanciando dele (nem acredito, o Cezinha corre muito, a próxima vez que isso acontecer só mesmo em sonho).

Completei a prova com um tempo líquido de 01:58:53 e pace médio: 05:32 min/km. Após a chegada me dirigi ao ponto de hidratação, bastante tumultuado por sinal, e cheguei até a tenda montada ali perto para retirar do meu kit, além de dois copos gatorade. Com a medalha no peito e o orgulho estampado no rosto a missão havia sido cumprida com total sucesso!

Agradeço ao amigo Wagner e a Tânia pela assistência prestada para com a Juliana, que se sentiu mal e teve que ser levada para atendimento de emergência no local. Eu não estava por perto na hora, mas vocês foram os verdadeiros Anjos da Guarda!

Encerro por aqui o meu primeiro relato de muitos que viram por aí, e aproveito para parabenizar todos os companheiros atletas da Equipe 100 Juízo e nossos amigos corredores que participaram desta festa, independente do resultado final, são todos vencedores, seja pela raça, garra, superação e, principalmente pelo espírito de amizade que nos unem e nos dá força para continuar sempre seguindo no caminho certo.

A minha próxima meia maratona já tem data marcada, e será dia 21/08/11 na Meia Maratona internacional do Rio. Espero encontrá-los novamente e alcançar mais este objetivo pessoal em 2011.

Obrigado galera! Abraços, Ronnie.

Resultado:
Tempo Bruto: 02:02:20
Tempo Liquido: 01:58:53
Colocação: 2318º lugar geral e 416º lugar masculino 35-39 anos

Resultado na Web:
http://www.chiptiming.com.br/resultados/meiamaratonasp

Álbum de Fotos

http://connect.garmin.com/activity/70429911
Vídeo da minha chegada por volta dos 15 segundos

12 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de criar o blog, Ronnie. Você vai descobrir, como já aconteceu comigo há tempos, que compartilhar as histórias de corridas com os companheiros de esporte é uma maneira de fazer com que a satisfação que elas nos trazem seja ainda maior e mais duradoura.

    E felicitações também, mais uma vez, pela sua excelente estreia na distância de 21 km. Foi só a primeira, meu camarada. E vamos parando com esse papo de próxima no RJ. Segue treinando aí, porque dia 03/04 eu quero ver você com a gente lá em Ribeirão Pires para a Trilheira.

    Peço desculpas se, de alguma maneira, te assustei com o papo de não estrear nada novo no dia de uma corrida. Como conversamos pessoalmente, a chance de você não adaptar com uma bermuda nova é muito pequena, mas costuma-se ir na certeza. Em dia de prova, principalmente uma importante como essa, o mais recomendado pelo senso comum é usar só aquilo que a gente conhece bem, nada de experiências.

    Mas, com ou sem elas, felizmente deu tudo certo, você soube manter o ritmo e concluiu a primeira meia com brihantismo. Esteja certo de que a minha torcida e a de todos os seus amigos de 100 Juízo para isso foi muito grande. Valeu pela sua companhia e a da Juliana na nossa "excursão". Espero que já esteja tudo bem com ela.

    Então, é isso. Bem-vindo à blogosfera! Já coloquei um link para o seu texto na página do meu relato da prova e destaques na página de favoritos e no quadro "novidades" da página principal. Sucesso e vida longa para o novo blog. Que aqui você possa sempre contar belas histórias de grandes conquistas, como foi essa primeira página.

    Grande abraço e até as próximas!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Fala Ronnie, mandou muito bem na estréia e com tão pouco tempo de corrida já está correndo uma meia maratona como este resultado excelente.

    E parabens pelo blog também, já tá incluso no favoritos do meu.

    Abraço
    Fabio
    http://fmatheusrunner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ae Ronnie, parabéns meu amigo.
    Grande e excelente estréia. Tempaço !
    Seu esforço, treino e superação valeram e muito a pena hen... vida longa nas meias maratonas, sempre melhorando a marca, são os meu votos.
    Bacana a idéia de também compartilhar suas aventuras esportivas rs... inclusive já adicionei nos meus favoritos.
    Grande abrx, t+
    Michel

    ResponderExcluir
  4. Grande Ronnie, show de bola sua estréia, parabéns pela sua dedicação e determinação, se deus quiser até o final do ano corro uma com vcs, enquanto isso me delicio com as conquistas alheias, gde bj, boa semana, parabéns pelo blog, vou segui-lo com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Grande Ronnie, parabens pela participação na meia, li se relato e realmente em tão pouco tempo vc já está na meia, agora quem sabe a maratona?
    Isso mostra grande dedicação em tão pouco tempo, com certeza vc estará baixando seus tempos muito em breve.
    Agora essa nossa turma tambem é show, só tem gente do bem e isso ajuda muito a vencermos os desafios.
    Bons treinos
    Wilson Arantes

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ronnie pela grande estréia em meia e com um tempo excelente, visto que as muralhas como você disse realmente fazem muito diferença e esta prova especificamente também considero bem dificil o percurso. Realmente em tão pouco tempo de participação em corridas está mesmo de parabéns e suas marcas serão ainda melhores com certeza!!
    Quanto ao blog também tenho que te parabenizar pela iniciativa de compartilhar e publicar seus grandes feitos e que venham as próximas meias e quem sabe até as maratonas!!
    Um grande abraço meu amigo.
    Seneval

    ResponderExcluir
  7. *** Paz & bem ***
    é isso aeeee gaooooto...............

    ResponderExcluir
  8. Grande Ronnie, excelente conquista, parabéns pela estréia na Meia de SP.
    Quem é determinado, tem raça, foco, sabe onde quer chegar e uma Equipe 100 Juízo ao lado só pode colher coisas boas e bons resultados.
    Continue assim, treinando e lançando novos desafios.
    Show de bola o relato.

    Abraço.

    Adriano Vergueiro

    ResponderExcluir
  9. Ronnie, parabéns por uma estréia sensacional na meia maratona. Impressionante como conseguiu encaixar um ritmo excelente para uma estréia, e com tão pouco tempo de corrida. Você tem os genes das longas distâncias. Essa do RJ em agosto tem gosto amargo, porque não faz a de julho (junto da maratona)? De qualquer forma, parabéns! Pretendo conhecê-lo no RJ então, e revê-lo na Frei Galvão. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ronni pela estréia na sua 1ª meia Maratona de SP. Seu Blog ficou show de bola.Muito bom ter vc como amigo e um participante da Equipe 100 Juízo.

    ResponderExcluir
  11. Amor só to passando aqui agora mas nao tem problema né? Parabéns pela sua dedicação e por todo empenho que vc teve pra essa meia maratona, a primeira de mtas com certeza e também por cada avanço em cada corrida! Tenho mto orgulho do meu atleta. Parabéns sempre....Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Meus parabéns por mais essa conquista! que muitas outras venham fazer parte de sua vida!

    ResponderExcluir