domingo, 20 de março de 2011

XXVI Corrida General Salgado - Taubaté/SP (20/03/2011)


Enfim, depois de quase um mês de sem participações em provas de corridas de rua, chegou a hora de quebrar o jejum. E como a palavra estréia (no meu caso) está em moda, o dia de hoje foi marcado pela minha primeira participação na Corrida General Salgada e também a inclusão de uma nova cidade no mapa do meu roteiro de aventuras corrísticas. Isso mesmo! Fui debutante em Taubaté, e, diga-se de passagem, escolhi muito bem a ocasião nesta prova tradicional e renomada de nossa região.

Desta vez não tive a companhia da minha fiel escudeira e namorada Juliana que tanto me apóia e se faz presente em 99% da provas que participo. Resolvi dar um descanso merecido para ela. Achei que iria sozinho, até tinha postado dias antes no Facebook um recado oferecendo carona para aqueles que poderiam ter alguma dificuldade de logística até Taubaté, mas ninguém havia respondido, mas foi na noite de sábado que recebi uma mensagem do amigo e companheiro de equipe, Fábio Namiuti me perguntando se teria uma vaga na minha viatura, pois a Janete e o Dudu não iriam mais, e depois de trocas de algumas mensagens, ficou combinado às 7h o embarque em frente ao prédio do Fábio. Achei melhor chegar com uma boa antecedência no local da prova, uma vez que o meu kit da corrida tinha sido gentilmente retirado pelo também amigo e companheiro de equipe, Fábio Matheus, no dia anterior e disse que estaria antes das 8h no final da parte coberta da Av. do Povo me esperando para a retirada do mesmo. Quase que pontualmente, seguimos então para o nosso destino, debaixo de uma fina garoa.

Garoa mesmo só em São José dos Campos. Chegando a Taubaté, e após aventurarmos por alguns desvios alternativos no trânsito devido à interdição da rota original, enfim chegamos às 7h45 aproximadamente na Av. do Povo, local da largada. Deixei meu carro ali mesmo estacionado em um local bem privilegiado (acredite se quiser...): em frente a um micro-ônibus da policia militar que seria utilizado como guarda volumes mais tarde (isso que é segurança). Mesmo sendo alertado que após a chegada da prova, em frente ao Quartel do 5º BPM/I “Gen Salgado”, ainda uma boa caminhada me esperaria para resgatar a minha carroça velha de guerra!!

Desembarque feito. Logo encontramos os companheiros de Equipe 100 Juízo, como o Juarez, o Toninho, a Roseli, o Luiz Carlos, o Fábio Matheus (com quem retirei o meu kit da corrida com total tranquilidade. Valeu pela força parceiro!), e os estreantes do dia na Equipe 100 Juízo, o Adriano Vergueiro, e o casal Cris e Marcelo, além é claro de nosso ilustríssimo Capitão Zebra e demais membros da equipe.
Encontrei também alguns colegas de Embraer, entre eles o Robson Veja, o Ednei Cesar e mais no final da prova, o Vanderlei Gorges. Parabéns pela participação na prova. Espero revê-los nas próximas.

Como um de nossos estreantes do dia, o Adriano Vergueiro ficaria sem a farda, imediatamente ofereci a minha farda azul n° 2 a ele para que não passasse em branco. Afinal toda estréia é especial, e caracterizado com o uniforme da Equipe 100 Juízo todos reconheceria mais um "Malucos do Asfalto" na área, e até brinquei com ele que o manto lhe daria sorte, e de fato deu, mas graças também a sua garra e sua superação. Excelente resultado amigo, parabéns!

Com o kit na mão e guardado no carro, chip no tênis, sessão de fotos encerradas e conversas postas em dia, segui para o local de concentração para largada, e me posicionei juntamente, sem qualquer aquecimento (me aqueceria durante a prova), com os companheiros de equipe, João Georges, Juarez e Elizeu, em um espaço intermediário entre a turma da frente (elite) e a turma de trás (maioria de iniciantes). Com direito a contagem regressiva, pontualmente às 9h a foi dada a largada.

Passado o grande objetivo do primeiro semestre, que foi Meia Maratona Internacional de São Paulo (Yescom), enquanto não chegar a Meia Maratona internacional do Rio (21/08/2011) – objetivo do segundo semestre, além a Corrida São Silvestre 2011. Agora a meta é melhorar a performance e o resultado na distância dos 10 km, sempre mirando um sub 50 e como objetivo principal até o final do ano, tentar chegar aos 45 minutos. Sei que não será tarefa fácil, mas não posso desistir sem tentar. Com muita garra, dedicação, determinação, disciplina e força de vontade qualquer desafio é vencido!!

Tenho elevado o estresse durante os últimos treinos, mas com cuidado para não me lesionar, de forma que o meu corpo se adapte as condições de mudanças e se recupere ao correr. Foi pensando nisso que tracei a estratégia para a prova de hoje. A confiança estava em alta, obtida através dos resultados dos treinos realizados na semana.

Iniciada a largada, disparei, apesar das tradicionais muralhas humanas presentes na maioria das provas de grande adesão pública, no 1 km fechei em 04:35 min/km, nem a subidinha inicial foi párea pra mim. Continuei firme, buscando no GPS manter um ritmo sub 05:00 min/km. Mais a frente veio a confirmação, no 2 km fechando com 04:46 min/km e no 3 km em 04:54 min/km. Sabia que se continuasse com esse ritmo médio o resultado no final seria espetacular, talvez o meu melhor tempo nos 10 km, mas também ciente de que a prova só estava começando.

Fato inusitado foi ver alguns soldados distribuindo água em pontos, todos voluntariosos e gentis na prestação de seus serviços de modo que nenhum atleta ficasse sem seu copo de água. Mesmo que não seja um serviço de cunho militar ou algo parecido desempenharam suas funções com muita destreza e responsabilidade. Outro ponto a ser elogiado, deve-se ao isolamento do trânsito muito bem efetivado pela policia militar, que no meu caso, corri em segurança, sem qualquer tipo de prejuízo, e nenhum incidente, que eu saiba, foi comentado por nossos colegas de equipe. Deixo registrada a minha satisfação quanto à organização destes dois aspectos.

Bem, voltando a prova, nem tudo é bom ou nem tudo são flores, comecei a rodar acima dos 05:00 min/km nos 4 km, 5 km e 6km, fechei na média com 05:13 min/km. Comecei a sentir um incômodo nas pernas, acredito que decorrente do treinamento forte da semana, manifestada por dores musculares, que de certa forma afetou-me psicologicamente e que me custou caro. Tive um verdadeiro apagão. Agravado por um trecho de subida do 7 km (parte final da Av. Profº Walter Thaumaturgo e trecho da marginal da Dutra da Av. Bandeirantes) e aliado por clima quente e insuportável naquele instante, que me rendeu um ridículo “bronzeado regata”, me rendi a um 05:50 min/km. Com todos estes ingredientes a receita só seria mesmo um pesadelo!!!

Mas não poderia colocar a prova no lixo depois de um começo arrasador. Não sei se foi pelo efeito do Gel que tomei no 5 km, ou pela mudança de atitude exteriorizada por uma força maior dentro de mim, ou as duas coisas juntas, mas de fato voltei a sentir a mesma confiança inicial e comecei a esboçar uma reação. Reagi, e foi na 2ª subida, na R. Mal. Arthur da Costa e Silva, passando pelo 8 km e pelo 9 km, que foram registrados os ritmos de 05:28 min/km e 05:26 min/km respectivamente. Agora só faltavam 1.000 metros, só queria completar a prova de forma digna, já que o sub 50 não seria mais possível, então a idéia seria continuar neste ritmo até cruzar a linha de chegada. Foi então quando um corredor veterano que vinha em um ritmo mais forte me ultrapassou, com uma mudança nos planos decidi usá-lo como coelho, e deu certo, apertei mais a minha passada e lhe devolvi a ultrapassagem e sentia que ainda me restava um último suspiro para um "sprint final", além de defender a minha honrosa posição, sem sequer ser ameaçado por outro corredor, resultado: conclui o 10 km com o surpreendentemente ritmo de 04:51 min/km. De alma lavada pela chegada triunfal e ciente de que fiz o meu melhor possível, no geral, fiquei satisfeito com a minha participação na Corrida General Salgado.

No resultado oficial do site da Cronoserv fechei a prova com um tempo líquido de 51:49 – pace 05:10 min/km (no Garmin Km 10,09 – Tempo 51:56 – pace 05:08 min/km).



Missão cumprida. Segui para dentro do Quartel do 5º BPM/I “Gen Salgado” para retirar o meu kit pós prova (recheado de coisas boas: chocolate, pão de mel, torrone, frutas, barrinha de cereal, suco e iogurte, além de uma toalhinha) e medalha, que é até mais bonita do que da Meia Maratona Internacional de São Paulo. Tomei uns 5 copos de água dos filtros da Sabesp posicionados ali na dispersão e fui me encontrar com os companheiros de Equipe 100 Juízo e para novas sessões de fotos. Ali ficamos até o final da premiação de entrega dos troféus para prestigiar nossos atletas que chegaram entre os quintos melhores colocados de suas faixas etárias.

Parabéns galera!!

ATELMO FCO. DE ASSIS (ZEBRA) - 2°lugar - CATEGORIA: M-60-64
VANDER MACIEL - 5° lugar - CATEGORIA: M-35-39
ROSELI MARIA - 5° lugar - CATEGORIA: F-40-44
PATRICIA KOJIMA - 5° lugar - CATEGORIA: F-35-39

Com certeza pretendo retornar no ano que vem na próxima edição da Corrida General Salgado. Deixo as minhas melhores impressões da prova, achei o percurso bem desafiador, gostei da camisa, do kit pós prova e da medalha e da excelente organização. Recomendo a todos!!

Obrigado galera! Abraços, Ronnie

Resultado:
Tempo Bruto: 00:52:19
Tempo Liquido: 00:51:49
Colocação: 439º lugar geral e 74º lugar masculino 35-39 anos

Resultado na Web:
http://www.cronoserv.com.br/resultados/2011_03_20_GS_10K_geral_mf.txt

Álbum de Fotos

http://connect.garmin.com/activity/74108709

8 comentários:

  1. Irmão, vc trabalha na EMBRAER ?
    eu trabalho com A29. Estou em missão com uma equipe da EMBRAER na República Dominicana.
    Parabéns pela corrida !!!
    um abração e bons treinos
    http://estivison.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ae Ronnie, minhas felicitações pela bela estréia em Taubaté. Parabéns por buscar a garra dentro de ti e ter resistido a baixa, inclusive finalizando com este excelente sprint. Um abrx, e até a próxima ! Michel

    ResponderExcluir
  3. Fala Ronnie, que bom que gostou de correr por aqui. Muito tradicional esta corrida, o percurso hoje em dia tá mais tranquilo, acho que de 2008 em diante está assim, antes era mais pauleira, pelas subidonas!

    Mandou bem e se continuar nesta pegada chegará no seu objetivo, sem dúvidas.

    abraço,

    Fabio
    http://fmatheusrunner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Beleza de prova e de relato sobre ela, meu amigo Ronnie, parabéns por ambos! Obrigado pela carona e pela companhia em mais essa aventura corrística. Que venham outras provas cada vez melhores, você é muito dedicado aos treinos e merece essa grande e contínua evolução.

    Abraço e até as próximas!

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela prova Ronnie, bom tempo vc fez, e dai pra melhor, ótima semana pra vc e ótimos treinos sempre, bjus

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais uma etapa atingida, pelo seu esforço, dedicação, pela força de vontade em nunca desistir. Ah, e obrigada por me citar no seu relato, gostei de estar no primeiro parágrafo,rs. Sempre que possível estarei na torcida pessoalmente e espero que daqui a pouco correndo juntos. Parabéns meu campeão, com certeza vc só tem a evoluir! Beijos da sua fiel escudeira e namorada....

    ResponderExcluir
  7. É isso ai fera, Welcome to boat.
    Jota Junior

    ResponderExcluir
  8. *** Paz & bem ***
    parbéns meu campeão,é isso aí mais um desafio superado e vem mais por ai......vai em frente............

    ResponderExcluir